quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nosso equipamento e a Leva Número 12

Fizemos novamente uma cerveja Pilsen, com o intuito de aprimorar esse estilo de cerveja... em relação a ultima receita, caprichamos mais no lúpulo...

O intuito principal deste post hoje é de mostrar nosso equipamento... Vamos lá...

Caldeirões:


 

Hoje nós temos 4 caldeirões, sendo 2 de 100 litros e 2 de 36 litros... Todos com o torneiras e o encaixe para a bazooca.

Balança:
    Temos uma balança digital para até 10kg.

Moinho:
 
Nosso moinho é de um rolo, e utilizamos uma furadeira com controle de rpm para facilitar a moagem.

Fogões:
 

 

Temos dois fogões com queimadores de alta pressão.

Termômetro:









Temos dois termo digitais e um culinário.

Hop Bag:





Utilizamos 10 cm de cano pvc de 100mm, tecido utilizado em telas de silkscreen, um cano de pvc do diametro da panela maior e um 'enforca gato'.

Resfriamento:
 

 

Usamos um chiller de inox de aproximadamente 15 metros imerso em água e gelo, uma bomba de máquina de lavar louças e mangueiras atoxicas, a cerveja passa por dentro do chiller.

Fermentador/Maturador:












Tambores alimentício de 100 litros.

Freezer:











Freezer com controle de temperatura.

Não é muita coisa, mas a gente se diverte....

é no fim das contas, vira cerveja!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá .
    Nas fotos 19 a 21 aparece um pote branco com o cano entrando e outro saindo, seria por acaso uma bomba, se for poderia me dizer qual o modelo que vc esta utilizando desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Nessa época utilizávamos uma bomba de maquina de lavar louça... Depois mudamos o sistema de resfriamento para um chiller de contrafluxo, feito com o 15 metros de cano de cobre (por onde passa a cerveja) dentro de uma mangueira... não tenho fotos aqui no momento, mas o resultado foi muito melhor... Sem dor de cabeça com bombas e sem se preocupar com gelo...

    ResponderExcluir
  4. Legal é que na verdade eu iria testar, ela somente para "mandar" o mosto pro resfriador que eu montei dentro de uma câmara fria (serpentina +- 15 mt, dentro de caixa com agua "congelada" tudo em inox), dae qria saber se a bomba aguenta o tranco..

    ResponderExcluir
  5. Essa bomba é mais um quebra galho barato, não tem muita pressão... Acredito que daria sim... O ideal seria uma bomba alimentícia (costuma ter em locais que vendem coisas pra laticínios), mas o preço não ajuda muito.

    ResponderExcluir
  6. o.O depois de muito e muito .... to terminando meu equipamento :O.... Uma pergunta o HOP BAG que vc utilizou, deixou TRUB no final ou o BAG seria justamente para isso ? Se livrar do TRUB pós fervura ??

    ResponderExcluir