sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Limpeza e Sanitização

Olá pessoal, muito se fala a respeito da sanitização na produção da cerveja e muitos ainda perdem litros e litros (além de muito tempo) por descuido na hora da limpeza e sanitização...

Veja o que diz um trecho do livro How to Brew de John Palmer: "Há que se ter três coisas em mente, toda vez que se fabrica cerveja: preparação, sanitização, e registro do processo de fabricação. Os preparativos adequados evitam surpresas desagradáveis. Você não vai querer estar a meio caminho de terminar a fabricação do mosto e então perceber que não tem fermento. Limpeza e sanitização são parte dos preparativos, e consistem no fator mais importante para assegurar o sucesso do produto. Numa conversa em uma cervejaria artesanal muito bem sucedida, o cervejeiro responsável me disse “uma fabricação bem-sucedida é 75 % limpeza”. Enfim, há 2 tipos de fabricantes: os sortudos e os coerentes. Os sortudos produzem algumas vezes uma excelente cerveja, e com a mesma freqüência uma que não o é. Fazem inovações e experimentos sem grande preparação e com resultados variados. Os coerentes obtém bons resultados com maior freqüência, tomam nota do que fazem e como o fazem, e aprendem com os resultados. Bons registros do processo fazem a diferença entre sorte e habilidade."

Dentre outras coisas interessantes deste trecho, destaco a opinião do cervejeiro em relação aos cuidados com a higiene, que correspondem a 75% de uma fabricação bem sucedida. Não podemos descuidar! Parece fácil? E é!

O iodofor, iodófor ou iodóforo é uma preparação contendo iodo complexado com um agente solubilizante, tal como um surfactante ou povidona (formando iodopovidona). O resultado é um material solúvel em água que apresenta iodo livre quando em solução.

O Iodo é um ótimo desinfetante. Diferentemente de com alguns antibióticos, micróbios não desenvolvem mecanismos de resistência contra o iodo. Entretanto, iodo é um irritante das membranas mucosas e também mata células vivas de mamíferos.

Iodofor diluído é frequentemente usado por fabricantes domésticos de vinho e bebidas fermentadas diversas para a sanitização de equipamento e garrafas. Sua maior vantagem sobre outros satinizantes é que quando usado em proporções adequadas sublima-se diretamente da solução a gás, e então não deixa resíduos. Ele não é tóxico para humanos e em consequência especialmente preferido para aplicações em processamento de alimentos. É barato e eficiente, mas pode deixar desagradáveis manchas laranja-acastanhadas em partes plásticas e equipamentos por seu contado.

É frequentemente fornecido em diferentes concentrações e é frequentemente diluído com água antes do uso. No rótulo estarão recomendações da diluição adequada, normalmente 1:1000 ou 1:100. Equipamentos a serem sanitizados devem ser completamente limpos e deixados em contato com a solução pelo menos 2 minutos.

Mais Informações sobre iodofor e sanitizantes em geral você encontra no site Real Beer.

No nosso caso, usamos o KALYCLEAN S390, que tem a concentração de 1,5% de iodo. Usamos 9g de KALYCLEAN S390 para cada 10 Litros de água, o que nos daria uma solução de 13.5 ppm, possibilitando uma solução sem enxague.

Você encontra uma explicação ótima do Iodofor e sua comparação com o ácido peracético no Blog Cervejarte, do Ricardo Rosa.

A sugestão é fazer um check list de tudo o que precisa ser sanitizado, a seguir, mostrarei a sugestão de John Palmer:

Lista de verificação de limpeza e sanitização

Recipiente: Limpar
Colher/mexedor para o mosto: Limpar
Colher: Limpar - Sanitizar
Jarra medidora: Limpar - Sanitizar
Jarra para a levedura: Limpar - Sanitizar
Fermentador e tampa: Limpar - Sanitizar
Airlock: Limpar - Sanitizar
Termômetro: Limpar - Sanitizar

Antes de sanitizar qualquer coisa, é aconselhável que você faça uma boa limpeza, nós sempre usamos vanish sem odor (o branco) e LEMBREM-SE, TUDO que entrar em contato com o mosto após resfriado deve ser sanitizado!

Fontes:
How to Brew - John Palmer

2 comentários:

  1. Ola, comprei todos os equipamentos e materia prima pra produzir minha primeira cerveja, mas quero me aprofundar sobre esse assunto de sanitizacao antes de começar a produçao. Depois de ler vários blogs e materias sobre o assunto, estou convencido da importancia da higiene, porem resta uma dúvida ainda: como é feita essa sanitização? por exemplo, eu diluo o Kalyclean S 390 em água, e vou sanitizar o fermentador. Tenho que enche-lo de solução ou apenas aplica-la com um pano, ou borrifar, ou despejar e retirar? qual a melhor técnica?

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, sem dúvida é a fase mais importante...
    você precisa de um tempo de contato com a solução de 1 minuto, nós fazemos 10 litros da solução e com uma concha ou caneca vamos jogando pelo que precisa ser sanitizado... ou até mesmo agitando, dependendo do fermentador...

    ResponderExcluir